17 de ago. de 2010

Máscaras e Mascarados I - 2008 - 3º ano do 3º ciclo

Este trabalho está publicado na íntegra no Blog Arteiros do Protázio. Abaixo, o início do relato. Aqui, o link para ir ao Blog.

Imagem publicada no site da Revista Piaui.

"Saul Steinberg, cartunista, e Inge Morath, fotógrafa, inspiraram o trabalho que vamos documentar a seguir, que foi escolhido pelas turmas A e B.

Tudo começou com uma reportagem da Revista Piaui, na qual a fotógrafa conta como conheceu Saul que, de forma misteriosa e muito bem humorada, a recebeu em sua casa usando uma máscara de papel. A brincadeira de uma tarde os levou a um jogo de criar identidades e cenários registradas em belas fotografias em preto e branco.

As discussões em sala de aula foram em direção a algumas perguntas: quem está atrás da máscara? O rosto da pessoa tem a ver com as feições da máscara? Será que a pessoa está rindo ou dormindo lá dentro? Quem são aquelas pessoas na realidade? E quem são aquelas pessoas das fotografias, com roupas sérias, poses misteriosas e feições tão inusitadas?

Máscara é uma coisa, uma idéia, que pode fazer pensar: máscara de carnaval (da festa da carne), máscara do super-herói, a maquiagem, o ator. Há muitos filmes com personagens mascarados (listamos mais de 20!) e até o Orkut pode ser visto como uma máscara (não é mesmo, Hildo?). Também se diz que tal pessoa "é mascarada"..."

Enfim, abram alas para a seção dos Mascarados!

Alguns alunos que neste trabalho: Gabriela, Henrique, Hildo, Pablo, Daniela, Jéssica, Gisele, Denilson, Karoline, Renata, Melânia, Renato, Vinícius, Maurício, as Moniques e mais um tanto de gente bacana. Saudade!

Um comentário: